O esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. É um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança, é a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.
Através das informações visuais, táteis, auditivas, cinestésicas e vestibulares reunidas no cérebro o corpo realiza a composição da memorização de todas as partes do corpo e de suas possíveis experiências de movimentos, agradáveis ou desagradáveis.
Conhecer seu esquema corporal é ter consciência do próprio corpo, das partes que o compõem, das suas possibilidades de movimentos, posturas e atitudes (Nicola, 2004).
O desenvolvimento do esquema corporal ocorre de modo bastante gradativo, depende da maturidade neurológica e das experiências que a criança já viveu, iniciando antes mesmo do nascimento e sendo desenvolvido com a maturação da pessoa.
Essa noção corporal exerce papel fundamental nas relações entre o mundo interior e o mundo exterior. Assim a criança aprende a conhecer as diferentes partes de seu corpo, a saber qual a função de cada uma e a senti-las. Depois, conquista a autonomia aprendendo a planejar, controlar e executar o que pensa através dos movimentos, permitindo melhor postura e equilíbrio.
Existem muitas atividades que auxiliam a percepção do esquema corporal da criança, tais como:
- – Montar quebra cabeça do corpo humano.
- – Modelar bonecos com massinha, estimulando a construção das partes do corpo.
- – Brincar de imitação, inclusive dos sons e movimentos dos animais.
- – Brincadeiras de equilíbrio, como amarelinha.
- – Trabalhar a imagem corporal com auxílio do espelho.
- – Estimular movimentos de dança com músicas infantis que remetem as partes do corpo.
Depois de ler essas informações, o fato da cantiga “cabeça, ombro, joelho e pé” ser tão famosa e atemporal fez mais sentido para você?