Hepatite Misteriosa: o que devemos fazer?

julho 6, 2022

Nádia Medici

 

Doença de origem desconhecida assombra as autoridades e preocupa os pais. Quase 1.000 casos registrados no mundo em três meses levam algumas crianças ao óbito.

 

Entendemos que qualquer surto de doença causa preocupações às autoridades sanitárias e famílias, porém, estamos diante de um quadro onde a origem da doença é ainda desconhecida, o que causa ainda mais desconforto e angústia. No momento, muitos estão envolvidos na busca da causa desta Hepatite Misteriosa e apesar de haver casos no Brasil em investigação e ter ocorrido mortes no país, o maior número de casos está concentrado na Europa.

A doença chamou a atenção em abril de 2022, quando dez registros da doença ocorreu no Reino Unido. Até que os estudos se consolidem e tragam à sociedade informações e medidas mais eficazes, importante entender e prevenir nossas crianças.

 

O que é hepatite?

A hepatite se refere a qualquer inflamação do fígado, podendo ser resultado de excesso de bebida alcóolica, de remédios e contaminação viral ou outro aspecto ainda não identificado, como o relatado aqui.

 

Principais sintomas

Os principais sintomas de hepatite são pele e olhos amarelados, mudanças na aparências das fezes, urina escura, dor na região superior da barriga e febre. Alguns casos podem haver perda de apetite, enjoos e um cansaço extremo.

 

Como agir em caso de sintoma

Diante dos fatos que estão sendo identificados, em caso de sintomas, importante levar a criança ao pediatra para acompanhamento.

Ainda existem muitos perguntas sem resposta sobre esta hepatite misteriosa, pouco se sabe sobre a transmissão e a evolução da doença, mas muito tem sido os esforços em busca de esclarecimentos. A prevenção indicada pela OMS está relacionado ao uso de máscara, o aumento do consumo de água potável, higiene frequente das mãos e alimentos.

Nesse primeiro momento, descartam a relação da doença com a COVID-19 e estão otimistas quanto ao contágio lento da doença, o que indica não ser uma nova pandemia. No entanto, a OMS, ainda, reforça a importância de evitarmos aglomerações e garantir uma boa ventilação nos ambientes de casa.

Posts relacionados

Os pequenos da Sundays apresentaram lindas danças nesse dia inesquecível de festa. Confira as fotos!

...
11 meses atrás

Em sua segunda edição, a festa junina reuniu pais, alunos e colaboradores para celebrar o mês especial do calendário nacional....

2 anos atrás

Por Nádia Medici   Essa é uma das grandes dúvidas, angústias e ansiedades dos pais quanto à aprendizagem dos seus...

2 anos atrás
plugins premium WordPress

Fazer login

Clique no botão abaixo para acessar