Analisando a história da humanidade notamos que, desde a pré-história, somos expostos aos aprendizados sociais e/ou a inquietude da ignorância, que nos projeta a encontrar respostas, somos envolvidos em processos educativos a todo instante, sejam eles espontâneos ou intencionais. O homem sempre se preocupou em entender mais sobre o desenvolvimento da humanidade, e a partir da observação foi possível identificar povos, comportamentos e intenções que se relacionavam ou se divergiam, a depender dos interesses.
Apesar dos pontos conflitantes entre os indivíduos, nossa vida sempre foi pautada em rotina. Os recursos naturais foram as primeiras ferramentas, utilizadas pela humanidade, para organizar as atividades cotidianas, atrelado a organização de tempo e espaço. Em decorrência desse movimento nota-se a modificação da estrutura interna, o qual será guia para todos os processos de desenvolvimento da personalidade, desenvolvendo, então, a autorregulação.
Hoje é visível a necessidade da organização da rotina na vida das pessoas, não mais de uma maneira instintiva, mas de forma planejada. Por conta disso, atualmente tem surgido profissionais especializados em organização pessoal, desde a organização de pertences até as atividades do dia a dia. Diante disso, vemos que a rotina é um processo de aprendizagem, que precisa ser ensinado e que requer tempo e dedicação, podendo ser iniciado desde o nascimento da criança.
Mas qual a importância do uso da rotina para o desenvolvimento da autorregulação? Por que desenvolver autorregulação? Para as crianças se situarem no tempo e no espaço de maneira disciplinada e saudável.
A criança que é inserida em uma rotina é uma criança mais calma, mais colaborativa, mais interessada no novo, capaz de ponderar e planejar suas ações futuras, e possui melhores estratégias para lidar com os momentos adversos.
Em meio a pandemia, muitas crianças tiveram dificuldade em se adaptar com o modelo de estudo, pois não tinham rotina pré-estabelecida. Porém, aqueles que já utilizavam de rotinas, conseguiram analisar, planejar e se adaptar de forma diligente e os impactos positivos nos comportamentos da criança foram percebidos.
Não há formula certa para o desenvolvimento da rotina que mais adéqua para sua criança, afinal, as atividades familiares, valores e prioridades que determinam a organização de cada um. Para tanto, é necessário a mediação qualificada do outro, mais experiente, isso porque os espaços onde habitamos não são inerentes às crianças, é uma constituição social que precisa ser ensinada pelos cuidadores das crianças.
A autorregulação é uma das habilidades que buscamos nos profissionais do século XXI, pois com os avanços tecnológicos e o dinamismo das atividades, estamos frente a mudanças constantes que nos causam ansiedade. As crianças imersas nesse mundo dinâmico aprendem mais, no entanto estão em evidência às pressões desse ambiente volátil. Diante disso, se dá a importância de trabalharmos o controle das emoções e dos comportamentos, auxiliando no desenvolvimento dessas crianças a fim de alcançarem capacidades para manter bons relacionamentos interpessoais e controle de suas frustrações, resultando em habilidades competitivas e inteligência para enfrentar a vida de maneira mais saudável.
Busque ajuda com os profissionais da escola do seu filho e construa uma rotina para ajudar no desenvolvimento cognitivo, social e emocional de sua criança.
Nádia Medici da Costa