Por Josana Caversan
Entre 1 e 2 anos o seu bebê tentará explorar, conhecer e experimentar tudo ao seu redor! Esta é uma fase de muitas descobertas, na qual o bebê já sabe fazer várias coisas e você pode ajudá-lo e estimulá-lo de muitas maneiras para que ele tenha um desenvolvimento adequado.
Ao completar 1 ano o seu filho estará pronto para andar e conseguirá te surpreender, por exemplo, falando em média 6 palavras, imitando sons, apontando partes do corpo, identificando objetos, cooperando enquanto o veste, segurando o copo e tentando usar a colher.
Mais próximo de 2 anos, a linguagem do pequeno passa por grande evolução: ele já é capaz de falar entre cinquenta e cem palavras. Nesta etapa a criança busca imitar o adulto em tarefas do dia-a-dia como tentar pentear o próprio cabelo e brincar de falar ao telefone. Ela também já é capaz de perceber o que é certo e o que é errado, mas ainda não consegue expressar tão bem as suas emoções, podendo até mesmo ser agressiva quando estiver nervosa, principalmente quando contrariada. É comum, por exemplo, que pegue o brinquedo do colega, mas demonstre insatisfação e rejeite a emprestar o seu.
Segundo Luciana Brites (2020), a capacidade do bebê de compreender as emoções, tanto as dele quanto as dos outros, é importante para o desenvolvimento da empatia – que não é muito fácil por ainda se tratar da fase egocêntrica.
Seguem abaixo algumas dicas de como ajudar o seu bebê, entre 1 e 2 anos, a superar as dificuldades mencionadas, além de oferecer estímulos adequados para esta faixa etária:
– Reforçar a comunicação: incentivando que a criança imite os sons dos animais; estimulando a balbuciar palavras simples; dando instruções de modo que a criança seja capaz de compreendê-las e segui-las; deixando que a criança indique o que quer: água, comida;
– Auxiliar nas habilidades motoras e proporcionar autonomia: incentivando que a criança se alimente de forma independente, segurando o próprio talher; permitindo que a criança caminhe sozinha, chamando-a de longe; incentivando que a criança pegue os objetos que jogou no chão; deixando a criança tirar o próprio calçado e meias;
– Ajudar a regular as emoções: quando a criança estiver nervosa e apresentar algum comportamento agressivo ajude-a a se acalmar antes de chamar a atenção para o erro, depois converse e dê nome ao sentimento da criança, falando, por exemplo: “eu vi que você ficou aborrecido, mas vai passar”. Lembre-se sempre! A criança aprende muito mais com exemplos. Evite, por exemplo, gritar se você deseja que a sua criança não grite.
– Auxiliar na exploração do ambiente e proporcionar experiências sensoriais: permitindo o contato com a terra, a textura dos alimentos; incentivando a percepção de cheiros, como o de chuva; deixando brincar com utensílios domésticos; mostrando as cores das tintas e suas misturas; ajudando na percepção do peso dos objetos.
Como você pode notar, um bebê entre 1 e 2 anos já faz muitas coisas e cabe a quem está a sua volta oferecer as possibilidades para o seu desenvolvimento pleno e feliz!