Por Nádia Medici
No dia 15 de março comemora-se no Brasil o Dia da Escola, instituição tão importante para a sociedade e que frequentamos por um bom tempo de nossa vida. Nesta data, vamos refletir sobre o papel das instituições de ensino e como estamos construindo a relação família e escola em favor do desenvolvimento das nossas crianças.
A escola representa a vida e, em parceria com a família, tem o papel de mediar as relações do indivíduo ao longo de sua trajetória escolar, a fim de possibilitar a construção de noções de responsabilidade consigo mesmo e com o outro. Nela encontramos um ambiente heterogêneo, vivo e dinâmico, assim como é a vida: necessita da participação “de todos” para atuar na formação “para todos”.
Com o passar dos anos e com as mudanças vistas na sociedade, o ambiente escolar se tornou palco para tratarmos de assuntos que vão além da educação. Para isso, os ambientes educacionais precisam, cada vez mais, estar bem preparados para receber seus alunos e suas famílias. Nesse sentido, o convite da escola para a família e para a sociedade sempre será para que atuemos juntos no processo de desenvolvimento do indivíduo por meio da mediação, possibilitando maturidade emocional, responsabilidade individual e permitindo a aprendizagem para potencializar as capacidades e aptidões de cada um. A escola precisa da família, assim como a família precisa da escola.
Ainda quanto ao ambiente escolar, podemos ressaltar o importante papel dele para a convivência social. Nele, os alunos aprendem normas e regras fundamentais para o seu convívio. A escola precisa ser espaço onde acontece a comunicação com o estudante, onde há espaço para ouvi-lo e acolhê-lo e, assim, legitimar sua função social.
Além do seu importante papel social, as escolas são instituições pensadas e planejadas para o ensino dos alunos, sob a direção de uma equipe formada e com capacidade técnica para lecionar, coordenar e administrar, proporcionando a formação acadêmica, intelectual e cognitiva dos alunos.
Diante do que foi exposto, convidamos você a refletir sobre como tem sido sua participação em parceira com a escola. Lembre-se que a família é quem fornece a base para os alunos e é responsável pela transmissão de valores. Para isso, esteja sempre conectado à escola, que comunga com os valores da família, pois isso permitirá melhor desenvolvimentos pessoal, emocional e cognitivo dos alunos.