Por Nádia Medici
A arte tem o potencial de estimular o desenvolvimento intelectual, físico e emocional da criança. Antes mesmo de saber verbalizar e escrever, é possível que o pequenodemonstre seus sentimentos por meio da arte, por isso o estímulo é fundamental!
Estamos no ano em que se comemora o centenário da Semana da Arte Moderna, uma manifestação artístico-cultural que ocorreu em 1922 com o objetivo de explorar a brasilidade e valorizar a inspiração cultural. Graças a esse e outros movimentos, a arte se faz presente na educação formal das nossas crianças, por exemplo.
Para o adulto, a arte permite a reflexão dos acontecimentos históricos, o entendimento do que fomos e somos. Para as crianças, é oportunidade de se desenvolver como sujeito e dividir com o outro suas experiências. Por esse motivo, é importante que nos ambientes que a criança frequenta, tenham adultos dispostos a promover atividades artísticas.
Arte em casa
Usar atividades artísticas para aproveitar os dias em casa, em família, é uma ótima opção. Promova uma apresentação teatral após a leitura de um livro, desenhe os integrantes da família, use tinta, faça massinha, toque instrumento e dance. Essas são algumas formas de fazer com que as crianças explorem sua imaginação por meio da arte.
Arte na escola
Na escola, diversas são as atividades que envolvem a arte, sempre com a finalidade de educar, ensinar por meio da ludicidade, manifestar a criatividade, estimular a escrita e desenvolver a coordenação motora.
Nesse sentido, após um dia de aula é comum receber as crianças , com um cartaz feito à mão, uma dobradura pintada e, claro, um sorriso no rosto, que demonstra tamanha satisfação do pequeno em ter concluído uma arte que o permitiu descobrir novas aptidões, expressar seus sentimentos e aprimorar suas habilidades.
Tudo é arte
A arte está em todo lugar, seja num quadro, na marcenaria de uma mesa de jantar, em filmes e músicas. Nos momentos de passeio com o seu filho, incentive-o a observar as manifestações artísticas à sua volta. Se possível, leve-o em peças teatrais da cidade, oficinas de pintura e museus. O contato com a arte permite que seu filho seja um adulto mais criativo e sensível às diferentes maneiras de ver o mundo.