Por Josana Caversan
O desenvolvimento de uma pessoa está interligado com a maturação cerebral, que se inicia no ventre materno e vai até a fase adulta. Estima-se que a maturação cerebral esteja completa após os 30 anos de idade (Houzel, 2013).
Entretanto, é na infância que ocorrem os períodos mais propícios para o desenvolvimento de habilidades. A isso é que se dá o nome de janelas de oportunidades.
Segue abaixo uma lista de funções e suas respectivas faixas etárias de maior potencial de desenvolvimento, segundo Bartoszeck (2007), pautado nos estudos de Doherty (1997):
JANELAS DE OPORTUNIDADES |
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Funções |
Faixa ótima de desenvolvimento |
Visão | 0 – 6 anos |
Controle emocional | 9 meses – 6 anos |
Formas comuns de reação | 6 meses – 6 anos |
Símbolos | 18 meses – 6 anos |
Linguagem | 9 meses – 8 anos |
Habilidades sociais | 4 anos – 8 anos |
Quantidades relativas | 5 anos – 8 anos |
Música | 4 anos – 11 anos |
Segundo idioma | 18 meses – 11 anos |
Fonte: Doherty (1997 apud Bartoszeck 2007) |
Caso uma habilidade não seja estimulada nesse período sensível ao aprendizado, isso não significa que ela nunca mais poderá ser assimilada, mas sim que será necessário um maior empenho do indivíduo para o desenvolvimento daquela capacidade (Bartoszeck, 2009).
Devemos tomar então muito cuidado com a famosa frase “cada criança tem o seu tempo!”. Saiba que essa afirmação pode nos induzir a negligenciar uma necessidade real de intervenção no desenvolvimento infantil.
É válido compreender que cada criança tem sua individualidade na aquisição de habilidades, todavia, é muito importante estar atento aos possíveis atrasos no desenvolvimento infantil para que intervenções sejam capazes de atuar em favor das Janelas de oportunidades.
Você está em dúvida sobre algum aspecto do desenvolvimento do seu filho? Se a resposta para essa pergunta for sim, investigue. Não deixe para depois!