Por Josana Caversan
Os fidget toys são brinquedos antistress que ganharam maior visibilidade como o Bubble Fidget Toy, aquela peça de silicone que imita a função do plástico bolha. É verdade que parece existir um exagero na moda destes brinquedos, mas apesar de parecerem ter pouca função, eles são bons para o estímulo sensorial do seu filho, além do alívio da ansiedade.
O Bubble Fidget Toy é sem dúvidas o objeto da moda, mas existem outros brinquedos, com funções sensoriais, que já fizeram e ainda fazem sucesso entre os pequenos e até entre os adultos: os spinners, as massinhas de modelar, slimes, cubos mágicos, ioiôs, entre outros. Esses objetos geralmente são coloridos, possuem texturas variadas, emitem sons, acendem luzes, brilham, permitem movimentos, podem ter cheiros diferentes, favorecendo uma série de experiências sensoriais e ainda são pequenos e fáceis de transportar.
É importante ressaltar que as experiências sensoriais têm a função de “organizar as sensações do próprio corpo e do mundo, de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente” (AYRES, 1972).
Ao estimular o desenvolvimento sensorial do seu filho você também o auxiliará no desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional. Afinal, é por meio dos sentidos; do sistema vestibular, que permite equilíbrio e orientação espacial, e sistema proprioceptivo, responsável pela localização, posição e orientação do corpo no espaço, que o bebê se situa no mundo.
Tudo o que está ao redor do seu filho pode se tornar uma experiência sensorial. Todavia, é importante apresentar os estímulos de forma organizada e afetiva para construir experiências significativas, resultando em maior aprendizado. Os fidget toys podem te auxiliar nisso e, por tanto, são realmente uma oportunidade de desenvolvimento para o seu filho!